segunda-feira, 9 de maio de 2016

Como melhorar o seu inglês

Olá, mundo.

Hoje eu vou mostrar para vocês alguns métodos que usei (e ainda uso) para melhorar o meu conhecimento da língua inglesa.
Eu não sei exatamente há quanto tempo faço inglês, mas comecei quando era criança. Chuto que fiz três anos de CCAA, depois fiquei por muito tempo sem estudar um curso, estudando só pela escola mesmo; até que quando entrei no ensino médio fiz um ano de um curso aleatório que não é muito conhecido porque era próximo da escola, e agora estou no meu segundo ano no Yázigi. Atualmente, estou no "Advanced", o curso mais avançado.
Admito que não foi fácil. Quando fazia CCAA, ficava de "recuperação" direto, pois eu era uma criança e ficava brincando durante a aula, não estudava e eu e minha amiga Alícia, que fazíamos o curso juntas, copiávamos a homework uma da outra (risos). Agora eu levo o curso com muito mais seriedade, e amo com todo o meu coração! Estudar inglês é a melhor coisa para mim <3

Na minha opinião, todos deveriam ter algum conhecimento em inglês. Sim, eu sei que é difícil, acreditem. Por isso, vou mostrar alguns métodos que desenvolvi nesses anos:

Entrar em um curso

 

Pois é, pessoal, não há nenhuma fórmula mágica para aprender. Você pode estudar inglês na sua escola, mas o curso dado em escolas não é suficiente, o melhor mesmo é entrar em um curso de fora. 
Eu cursei CCAA e Yázigi (e uma aleatória também); ambas são ótimas, mas eu tenho um carinho maior e muito especial pelo Yázigi. 
No CCAA, pelo menos quando eu fazia, eles passavam sempre um filminho e estudávamos em cima dele, repetindo o que os personagens diziam e fazendo exercícios. Sei lá, não gosto muito dessa técnica de "repetição"... Embora tenha me ajudado muito quando viajei para o exterior (como presente de 15 anos). 
Já no Yázigi, nós debatemos sobre assuntos polêmicos, como aborto, sociedade do consumo, globalização, etc. O meu inglês melhorou muito mais quando entrei no Yázigi. Não só leio livros em inglês, como estou conversando muito mais!
Mas, claro, existem muitos outros cursos de inglês. Então, antes de entrar em uma, pesquise, converse com conhecidos que estudaram lá, e encontre a melhor para você.

Assistir filmes legendados
créditos na imagem

Após entrar em um curso, é muito bom mudar alguns hábitos. Um deles, é desapegar dos filmes dublados. Experimentem começar a ver filmes e séries em inglês, com legenda em português inicialmente, assim você acostumará com a pronúncia. Vocês perceberão que filmes dublados fogem muito do filme original, fazem muitas adaptações! Vai chegar uma hora em que vocês não suportarão mais assistir filmes em português, sério (risos).
Depois de um tempo, quando se sentir confortável, troque as legendas em português para em inglês. Mas não tenha pressa, não precisa ser um processo rápido. Eu, pelo menos, demorei bastante para fazer essa mudança. Mas quando vocês colocarem a legenda em inglês, vocês poderão se concentrar mais no filme do que em ler as legendas, olhando para elas apenas se não entender algo que o personagem falar. Acreditem, isso é um avanço e tanto!

Assistir desenhos animados em inglês

Eu comecei a fazer isso esse ano, e é muito legal! ><
Antes de retirarem as legendas de vez das suas séries, experimentem antes assistir desenhos animados em inglês. É bem melhor começar assim porque a linguagem deles é mais simples, já que é dedicado para o público infantil e adolescente.
Eu indico para vocês: Regular Show, Adventure Time, The Amazing World of Gumball, entre outros. Esses são os meus favoritos, e todos estão disponíveis no Netflix.

Ler em inglês

imagem não autoral

Para quem ama ler, não tem como se sentir mais realizado do que conseguir ler um livro em outro idioma! 
Para começar, minha dica é: leiam histórias em quadrinhos. É como aprender a ler de novo, então, tem que ser aos poucos. Não sei como foi com vocês, mas os gibis da turma da Mônica estavam presentes na minha vida desde antes de saber ler! E foi assim que eu aprendi a ler em inglês também: passei a colecionar gibis da turma da Mônica em inglês. Mas fica a seu gosto, procure os seus gibis favoritos em inglês para começar.
Depois, pegue um livro que você já leu em português para começar a ler em inglês. Isso porque você já sabe a história, então não será tão complicado de início. Tenha sempre um dicionário ou um tradutor perto de você quando estiver lendo, para pesquisar as palavras que você não souber. Isso é muito bom, pois você aprende mais palavras e maneiras de se expressar!
O primeiro livro que eu li em inglês foi o primeiro livro do Harry Potter, já que eu já li todos os livros em português e é a minha história favorita <3 foi uma alegria enorme quando terminei de ler! Vocês não têm noção de como isso fará vocês confiantes. 

Pensamentos em inglês
Eu sei que alguns vão me achar meio louca, mas eu penso muito comigo mesma, especialmente quando estou sozinha em casa. Sei que tem gente que faz isso também, assim como há pessoas que conversam em voz alta consigo mesmas. Não há nada de errado nisto, e acreditem se quiser, pode ser uma ótima maneira de praticar inglês.
Enquanto vocês estiverem sozinhos, brizando em suas casas, experimentem falar consigo mesmos em inglês. Por exemplo, em vez de pensar "Preciso ir ao banheiro", pense "I need to use the bathroom", e assim por diante. 
Sim, lendo isso faz parecer bem estranho, mas falando sério, experimentem. Quando vocês perceberem que estão pensando em inglês, vocês vão até se assustar! É muito legal.

Fazer redações 
imagem não autoral

Agora acho que entrei em um tópico um pouco mais avançado. Portanto, entrem nele quando já estiverem se sentindo confiantes com os tópicos acima.
Eu comecei a escrever redações em inglês só neste ano, depois que entrei no curso avançado, e ainda por pedido do professor. Mas descobri que não é tão difícil quanto parece. O que você precisa fazer é escolher algum tema, pesquisar e escrever sobre ele, como um texto normal.
Vale lembrar que no seu texto deve conter: uma introdução, aonde você apresentará o tema (e colocará o seu ponto de vista, sua opinião, se puder); dois ou três parágrafos no corpo do texto, nos quais você apresentará dados e fatos e colocará suas argumentações; e um último parágrafo, a conclusão, aonde você irá colocar um ponto final no texto.
Nesses três meses de curso deste ano eu fiz três redações, todas de temas que discutimos em aula. A primeira foi sobre um fotógrafo chamado Kevin Carter, que fotografava guerras e pessoas em momentos muito tristes, e se suicidou depois de ter ganho um prêmio; segunda foi sobre os direitos humanos, que, claro, consegui encaixar o direito dos animais no meio também; e a terceira foi sobre "o que é beleza".
Então, tenham em mente que vocês podem escrever sobre qualquer coisa! Peguem um filme ou um livro e escreva a história dele. Inventem um conto de fadas. Apenas treinem a sua escrita em inglês.

Conversar
Por último, claro, conversar. Assistindo filmes você treinará os seus ouvidos, escrevendo e lendo você treinará o seu cérebro, mas você precisa treinar sua fala também. Afinal, não adianta nada entender e não conseguir se expressar.
Procure amigos ou pessoas da sua família que falam em inglês e passem a conversar apenas neste idioma com eles. Outra dica é pegar o pessoal do seu curso de inglês e conversar apenas em inglês com eles, afinal, vocês estão no mesmo nível.
No meu caso, não tenho ninguém para conversar, apenas o povo do meu curso mesmo. É nisso que eu tenho mais que agradecer ao Yázigi, pois nunca falei tanto em uma aula quanto nas minhas aulas de inglês! E fico muito feliz por isto.

Para terminar, gostaria de agradecer os meus professores do Yázigi, que foram os melhores professores de inglês que tive, e a minha turma, especialmente a Ana Carolina, que se tornou uma grande amiga <3

Então, cidadão desconhecido, até lá,
E tente não enlouquecer comigo.